Notícias

Interesse por altcoins diminui durante crise do mercado

O interesse por altcoins teve uma queda notável nesta semana. Isso aconteceu em meio a um recuo do Bitcoin e outras criptomoedas que já dura seis dias, de acordo com novos dados. Para você ter uma ideia, as buscas pelo termo “alt season” despencaram para uma pontuação de 45 na terça-feira, enquanto haviam atingido o pico de 100 apenas uma semana antes, no dia 13 de agosto, quando o Bitcoin (BTC) alcançou um novo recorde de US$ 124.128.

Essa situação é interessante porque só na semana passada as pesquisas por “altcoin” estavam no nível mais alto desde 2021, e o interesse por “Ethereum” também atingiu um pico de dois anos.

Rali das altcoins durou pouco

Esse breve surto de interesse aconteceu quando Dogecoin (DOGE) e XRP (XRP) cresceram cerca de 19% nas duas semanas que antecederam o dia 13 de agosto. No entanto, a alegria foi curta: essas moedas acabaram recuando quase 11% nos últimos sete dias, segundo a CoinMarketCap.

O economista Alex Krueger se mostrou cético sobre esse aumento repentino nas buscas. Ele fez uma pergunta pertinente nas redes sociais, questionando se esse pico foi genuíno ou se foi impulsionado por bots. “Esse aumento parece dramático e breve. Será que os dados estão corretos?”, indagou.

Traders de criptomoedas costumam monitorar essas tendências de busca por termos como “alt season” e “Bitcoin” para entender o nível de interesse de investidores de varejo e prever possíveis movimentos no mercado. Às vezes, esses dados podem indicar que o mercado está próximo de atingir um topo.

Ainda importa acompanhar o interesse de busca?

Alguns analistas estão apontando para outros fatores que podem influenciar esse cenário. O analista Cristian Chifoi comentou que o termo “altseason” foi recentemente promovido por grandes exchanges de criptomoedas, como a Coinbase, o que pode ter contribuído para o aumento nas buscas.

Na quinta-feira, David Duong, chefe global de pesquisa da Coinbase Institucional, compartilhou um relatório que sugere uma possível mudança rumo a uma grande temporada de altcoins conforme setembro se aproxima. No entanto, Chifoi não tem certeza se isso ainda é um bom indicador do estado do mercado. Ele afirma: “Na minha opinião, essa análise não reflete bem o ciclo atual das criptos.”

Outros traders também levantaram questionamentos sobre o valor dessas buscas. Com a chegada de ETFs de Bitcoin e Ethereum e empresas públicas investindo em criptoativos, os investidores agora têm alternativas para se expor ao mercado. Isso pode mudar a forma como interpretamos a relevância dessas tendências de busca.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo